quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Aqui que ninguém nos diz...

Há coisas, muitas coisas na vida que apesar de nos dizerem " olha que vai ser assim, vai ser acolá",  só após experiências em primeira mão é que realmente vamos perceber. Só assim é que crescemos.
Outra coisas são nos ditas e realmente é melhor não experimentar, pois já sabemos que o mais certo é não cá ficarmos para contar a história.

Outras coisas não nos são ditas e acabamos por descobrir da pior forma!!
Não apenas não são ditas, como também aparentemente são encobertas...
Neste caso estou a falar da gravidez!! Do acto de gerar uma vida humana dentro de nós!!
Sabemos que pode demorar
Sabemos que há mulheres e homens não conseguem conceber
Sabemos que são 9 meses/40 semanas, mas pode vir mais cedo ou atrasar
Sabemos que há enjoos e tantos outros sintomas
Sabemos que só se deve contar após as 12 semanas (3 meses) pois antes disso é um período de risco...
Mas não sabemos é que o período de risco de aborto é estupidamente elevado!! Não nos dizem abertamente que cerca de 25% das primeiras gravidezes acabam em aborto (retido ou espontâneo). Não nos dizem que podemos estar grávidas de 10 semanas mas que o nosso "bebe"afinal não se desenvolve desse as 6 semanas. Não nos dizem que há grandes possibilidade de termos contracções antes do tempo. Não nos dizem que podemos perder o nosso bebé já formado às 20 semanas e que teremos de fazer um parto na mesma. Não nos dizem que a placenta pode descolar e termos de ficar tipo monas em casa durante o resto do tempo. Não nos dizem que a fase de enjoos pode ser gravosa ao ponto de mal sairmos de casa. Não nos dizem que podem ser 9 meses de tudo menos uma fase abençoada!!! 

Há sem dúvida muita coisa que não se diz e que não se fala...e eu não consigo perceber o tabu!! Fala-se de tanto...Mas fala-se tão pouco!


E algo do que nunca nos dizem passou-se comigo...e eu não quero não dizer. Por muito doloroso que seja ter estado gravida e não estar mais, não quero não dizer...!
Estava de 9 semanas quando descobri que o meu bebé já não se desenvolvia desde as 6 semanas. Tive de iniciar o processo de expulsão com comprimidos, que não resultou e tive de fazer a curetagem. Também não nos dizem que 90% das vezes os comprimidos não resultam...

Hoje, passadas largas semanas posso dizer que estou bem.
Era um bebé muito desejado, mas a natureza tem destas coisas e sei que mais tarde ou mais cedo outro bebé há de existir.

Sem comentários: